LUTO POR SANTA MARIA/RS

Meus pesames a todos os familiares, amigos e conhecidos dos jovens que morreram ...no incêndio da boate Kiss em Santa Maria. Que fique claro, neste momento, que, quando mencionamos e falamos em cidadania, não é nosso interesse apenas ensinar o jovem a votar e conhecer seus direitos como eleitor, mas, e principalmente ensiná-lo que cidadania é conhecer como ambientes públicos devem funcionar, e, ajudá-los a saber como garantir estes direitos; assim, se estes universitários, quando entraram nesta boate, em vez de confiarem que os donos destes locais públicos cumprem sua obrigação em relação a segurança daqueles que pagam para estar ali, deveriam, sim, ao contata-los antes de fechar este local para o evento "Agromerados" ou qualquer outro evento, se, tivessem o conhecimento que queremos lhes passar, estes teriam exigido e solicitado informações sobre a segurança, e, concientes de que neste local não havia condições para uma saida emergencial, procurariam outro local.

E, este aprendizado serve para tudo, para nossas escolas públicas e particulares, para nossos hospitais públicos e particulares, para todos os lugares onde as pessoas (público) convivem ou precisem conviver. Está mais do que na hora de estes jovens conhecerem e saberem quem são as pessoas responsaveis por nos garantir uma vida segura, saudável e próspera, e, como proceder para cobrá-los, quais são as Leis e Normas que nos garantem nossos direitos, e, também nossos deveres, para que saibamos fazer corretamente quando estivermos como responsáveis por estes locais.

Infelizmente, a maior parte de nossos jovens não adquiriu este conhecimento porque não há, além do bom senso e da boa vontade de alguns educadores, não há, nos anos de aprendizado e formação destes brasileiros, nada que os ensinem, que os preparem para viver e lutar por uma sociedade mais justa, mais segura. Tristes estamos pelas mortes, e, com um receio imenso por tantas outras que ainda virão pela falta de responsabilidade daqueles que deveriam garantir nosso bem estar. (Mara Zumpano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido