Para nossa reflexão:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/08/15/cristovam-buarque-critica-resultados-do-ideb
Cristovam Buarque critica resultados do Ideb
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) mostrou preocupação, em discurso nesta quarta-feira (15), com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgados na terça-feira. A avaliação leva em conta o desempenho dos estudantes e índices de aprovação. Em uma escala que vai de zero a dez, a média das escolas é de 5 nos primeiros anos do ensino fundamental; 4,1 nos anos finais do ensino fundamental e 3,7 no ensino médio.
- Nós estamos sendo reprovados, os senadores, os deputados, os ministros, os governantes, os presidentes. Essa é a nossa reprovação, essa é a nossa nota. Nós deveríamos carregar no peito a nota 3,7, porque é esta a nota do ensino médio no Brasil - criticou.
Para o senador, a estagnação da educação no Brasil significa, na verdade, uma regressão para o país, que está ficando para trás com relação ao resto do mundo.
Cristovam também lembrou a situação das universidades federais, que estão em greve há cerca de 90 dias. Para ele, a reposição nunca terá o mesmo valor das aulas que não estão sendo ministradas.
- Ensino não é como tijolo, que você para a obra, no outro dia você chega e põe o tijolo no lugar certo. Ensino, educação e trabalho são com o estado mental, intelectual, emocional do aluno. Eles voltam às aulas degradados, depredados, desmoralizados.
Cristovam também ressaltou o fato de as escolas públicas federais apresentarem, na média, notas melhores que as das escolas particulares. Para ele, os números mostram a necessidade de as escolas públicas serem federalizadas. A proposta faz parte de um plano que vem sendo defendido pelo senador e que prevê, ainda, salários de R$ 9 mil para professores. Eles teriam, no entanto que cumprir horário integral e passar por avaliação anual de desempenho.
- Eu nem digo que se aceite, porque é a ideia de um senador, mas que se debata com rigor essa possibilidade. E da parte do governo federal não há o menor interesse em debater esse assunto. Entreguei essa proposta à presidenta Dilma faz mais de um ano - lamentou.
Postagens mais visitadas deste blog
′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′
Foi em 1956 que o filósofo judeu alemão Günther Anders escreveu essa reflexão premonitória: ′′Para sufocar antecipadamente qualquer revolta, não deve ser feito de forma violenta. Métodos arcaicos como os de Hitler estão claramente ultrapassados. Basta criar um condicionamento coletivo tão poderoso que a própria ideia de revolta já nem virá à mente dos homens. O ideal seria formatar os indivíduos desde o nascimento limitando suas habilidades biológicas inatas... Em seguida, o acondicionamento continuará reduzindo drasticamente o nível e a qualidade da educação, reduzindo-a para uma forma de inserção profissional. Um indivíduo inculto tem apenas um horizonte de pensamento limitado e quanto mais seu pensamento está limitado a preocupações materiais, medíocres, menos ele pode se revoltar. É necessário que o acesso ao conhecimento se torne cada vez mais difícil e elitista..... que o fosso se cave entre o povo e a ciência, que a informação dirigida ao público em geral seja anestesiada d...
Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II
Segunda fasePassam-se 20 anos. Jade está casada com Said, e tenta ser feliz ao lado dele, mas nunca conseguiu esquecer Lucas completamente, que foi e é o homem de sua vida. Said e Jade têm uma filha, Khadija. Jade, no início do casamento fez um inferno na vida de Said, sendo uma péssima esposa afim dele pedir a separação e ela voltar para Lucas, mas com o tempo teve que parar de sonhar com um amor impossível e voltar a realidade, difícil e cruel. Zoraide é sua amiga e confidente e até hoje a ajuda a tentar achar Lucas. Consciente de que Jade nunca o amou realmente, Said, posteriormente, casa-se também com a jovem Ranya e tem um filho com ela. Jade fica super feliz com isso, pois pode fazer a cabeça dele e conseguir se separar, mas ele não a ouve e só a faz sofrer. Em outro momento, em um ato de fúria com Jade pelo comportamento rebelde dela, já que ela não aceita receber ordens de marido e discute muito com ele, ele a repudia três vezes, o que significa divórcio, mas se arrepende....
Comentários
Postar um comentário