As Manifestações e a Estratégia da Solução Agravante (Uma visão diferenciada de Augusto Pola Júnior )




Brasil está em clima de manifestações, ou melhor definindo, oba-oba. O Gigante acordou, gostam de se auto iludir muitos dos manifestantes. O que começou com vandalismo por causa de 20 centavos e todo um debate sobre a polícia, hoje já se percebe que foi apenas uma pequena parte de um plano muito maior.

O que temos em ação no Brasil é o que Gramsci chamou de hegemonia, que é caracterizada pelo domínio das ideias gerais em benefício do príncipe. Sob a ótica de governos de esquerda significa a alimentação do mito do Estado grande, poderoso e salvador. As manifestações provam isso. Até quando as pessoas com boas intenções saem para protestar, elas fazem de modo a beneficiar o Estado. É o poder invisível gramsciano mostrando sua visibilidade.

Temos nesses protestos pessoas verdadeiramente indignadas. Elas estão de saco cheio. Consigo entender tal frustração, pois também sinto algo semelhante. Contudo, uma boa intenção não significa que o fim alcançado será bom. Muito pelo contrário, pois uma das artes de Gramsci é fazer com projetos perversos sejam mascarados como bons e necessários.

Não, o gigante não acordou. O Gigante não pode acordar, pois infelizmente não estudou. Como não estudou, está atacando os sintomas e não as causas. O Gigante só foi manipulado para servir de massa de manobra de um projeto totalitário. A maioria da massa de manobra quer verdadeiramente melhorar o país, por isso protesta, mas por conta da ignorância política, fruto da doutrinação e propaganda massivamente esquerdista nas escolas e mídias, não sabe direito como proceder para modificar o quadro. Apostam nas resposta prontas ensinadas pelo poder invisível, sem cogitar a mudança do paradigma político.

Explico agora como funciona a técnica da solução agravante:

1. O Estado promove o caos
2. As pessoas ficam indignada e/ou protestam contra a desordem estabelecida
3. O Estado, sob pretexto de ouvir as vozes indignadas, promove mudanças de modo a concentrar ainda mais seu poder e ter ainda mais possibilidade de gerar o caos.

Isso é bem mostrado em filmes quando o arquiteto de toda a maldade operante é o melhor amigo ou alguém muito próximo do mocinho. O filme inteiro ele passa como ajudante do herói, mas no final se descobre que o amigo era o grande vilão.

O povo está nas ruas. Estão se manifestando sobre tudo, mas sobre nada ao mesmo tempo [1]. O discurso geral são as reclamações de sempre: melhor educação, melhor saúde, melhor transporte, contra a corrupção e pauta similares. Enfim, não é interessante observar que o debate brasileiro nunca sai desses temas? E quem são os gigantes acordados que percebem que esses temas são apenas sintomas de uma doença muito mais grave?

Os manifestantes têm motivos para estarem indignados, mas precisam compreender que há um motivo para os péssimos serviços. Enquanto estiver com esquerdismo operante consciente ou inconsciente na mente, vão ser massa de manobra do poder invisível.

Quando as bandeiras são "educação de qualidade", "saúde decente", "abaixo a corrupção" e similares, está se implorando para o Estado - o grande responsável pela péssima qualidade de serviço e exemplo prestados - que faça alguma coisa. Por último resta ao Estado, sob o pretexto de ouvir as vozes da rua, tomar ações que irá aumentar ainda mais o seu poder.

Estamos diante da estratégia da solução agravante para o aumento de poder do Estado? Sim. É só recapitular os fatos:

1. O nosso Brasil de sempre, mas cada vez pior. Por exemplo, a corrupção.
2. As pessoas se manifestam contra a corrupção [sem pauta, sem propostas, apenas contra a corrupção. É por isso que eu digo que não é tanto uma manifestação, mas oba-oba para foto de Facebook de alguém que está 'preocupado' com o país]
3. O Estado envia suas propostas. Cabe agora analisá-las do modo cético, pois não sou louco de confiar na benevolência do Estado.

Proposta 1: Constituinte para a Reforma-política

- O PT já tentou enviar algumas proposta de reforma-política, mas não por coincidência beneficiaria ainda mais o PT em detrimento de outros partidos. O PMDB - não por bondade, mas por fisiologismo - embargou esta empreitada. A constituinte é um modo do PT passar por cima do PDMB e mudar as regras do jogo de modo a ser o maior beneficiário do novo esquema almejado. Não se trata portando de algo democrático. É Gramsci operante: motivos perversos camuflados de boas intenções [aumento de poder político sob pretexto de elaborar a necessária reforma política].
- Se ainda resta dúvida que se trata da estratégia da solução agravante operada pelo petismo, Aluizio Amorim matou a cobra e mostrou a cobra. O material da reforma política do PT já estava pronto! [2]

Proposta 2: Taxar grandes fortunas

- Este é um tema de honra dos comunistas e se fosse posto nas praças das manifestações, muitos concordariam. Afinal, os ricos são o vilão da luta de classe. Ideologia a parte, o fato é que aumento de imposto é um caminho que o Estado usa para aumentar seu poder [3]. Paradoxalmente, os impostos são um dos grandes responsáveis pelas coisas serem caras e inoperantes no país [4].
- A pergunta que eu faço é: você gostaria, se fosse rico, de ter sua fortuna taxada pelo governo? Melhor ainda: você gosta de só poder gastar metade do que deveria ser seu salário? Quem gastaria melhor a outra metade? Você ou o governo?
- São perguntas básicas para saber se você é de direita (Estado mínimo apoiado nas liberdades individuais) ou de esquerda (Estado grande, poderoso e intervencionista).

Proposta 3: Crime hediondo para corrupção

- O que há de errado nesta?! O problema da corrupção é a impunidade. E a impunidade ocorre por causa do poder concentrado no Estado e a sua ideologia esquerdista de ser amiga do bandido, permitindo que nos tramite burocrático do processo (é só ter um bom e caro advogado), os casos se percam de vista. É uma proposta demagógica para agradar as massas, mas sem efeito prático. Ou você acha que o PT, o partido que foi protagonista do maior esquema de corrupção da história - o mensalão - é fonte confiável para esse tipo de ação? Não há como falar de corrupção sem isentar o PT. Nem sequer expulsaram o Genuíno, pelo contrário, o operador do mensalão virou uma espécie de mártir. É que para o PT a corrupção é justificável se é em benefício do partido.

Então fica aqui minha dica aos manifestantes de boa índole (o pessoal de movimentos organizados estão lá por serem pagos mesmo[5]): o gigante não acordou. Não tem como acordar, pois o espetáculo das manifestações são demonstração prática da ignorância política brasileira. Não há como entender a política brasileira sem entender Gramsci. Também não há sentido em confiar no culpado as resoluções dos problemas. Se for para fazer uma manifestação válida, que ela contenha pautas e sugestões claras. Deixar o governo refém das demandas, não o contrário.

Adendo: PEC 37

No meio da confusão toda, houve quem se organizou para pedir o fim da PEC 37. Ela foi arquivada. Tratou-se de uma manifestação específica, pedindo por ações específicas. Não pediram, por exemplo, para que a PEC 37 fosse alterada (de modo que o governo pudesse agir para mascarar o projeto), mas pelo fim dela. É assim que se faz manifestação.

Havia gente que era a favor da PEC 37. Poderia se manifestar a favor. Estou querendo dizer que com manifestações claras, com pautas e pedidos de ações específicos, o debate é possível.

Outro exemplo válido é que houve manifesto em Florianópolis organizado pelo Movimento Passe Livre.

"Os participantes do passe livre buscam uma redução na tarifa em Florianópolis na mesma proporção da isenção de impostos feita pelo Governo Federal. O pedido do MPL é para que a tarifa seja reduzida imediatamente em 8%, e depois seja traçada uma escala gradativa de diminuição do preço das passagens até chegar à tarifa zero." [6]

A proposta é absurda. Não há almoço grátis. Se houver tarifa zero, impostos terão que ser aumentados para serem empregados. Contudo, esta manifestação pelo menos tem tema e propostas claras. Diante disso, é possível concordar, discordar, confirmar ou refutar dados e argumentos.

Então não adianta se sentir mais brasileiro indo às ruas protestar contra tudo de ruim que está aí. Sem ter ciência das causas, ao atacar sintomas você estará protestando contra o Estado, mas a favor do Estado. É uma situação um tanto incoerente, mas é o que está acontecendo.

Links:

[1]Gustavo Nogy. The Walking Dead. In: Ad Hominem: humanidades e outras falácias. Link: http://www.adhominem.com.br/2013/06/the-walking-dead.html

[2]Aluizio Amorim. Mais um blefe tosco e vulgar: com ou sem constituinte, PT não desiste de fazer a reforma política bolivariana!. Blog do Aluizio Amorim. Link: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/06/mas-um-blefe-tosco-e-vugar-com-ou-sem.html

[3]Luciano Ayan. Por que uma manifestação que alega que “não é só por 20 centavos” não diz os motivos de seu protesto?. Luciano Ayan. Link: http://lucianoayan.com/2013/06/19/por-que-uma-manifestacao-que-alega-que-nao-e-so-por-20-centavos-nao-diz-os-motivos-de-seu-protesto/

[4]Alexandre Versignassi. Por que tudo no Brasil custa tão caro. Super Interessante. Link: http://super.abril.com.br/blogs/crash/teaser/

[5]Reinaldo Azevedo. Entidade que é dona de domínio do "Movimento Passe Livre" recebe dinheiro da Petrobras e do Ministério da Cultura e tem incentivo da Lei Rouanet. Veja - Blog do Reinaldo Azevedo. Link: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/entidade-que-e-dona-de-dominio-do-movimento-passe-livre-recebe-dinheiro-da-petrobras-e-do-ministerio-da-cultura-e-tem-incentivo-da-lei-rouanet/

[6]Diário Catarinense. Manifestantes devem realizar dois novos protestos nesta terça em Florianópolis. Diário Catarinense: política. Link: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2013/06/manifestantes-devem-realizar-dois-novos-protestos-nesta-terca-em-florianopolis-4180543.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido