DESABAFO DE UMA CIDADÃ BRASILEIRA – A FILA DA MAMOGRAFIA




Perdi a paciência.
São Caetano do Sul já foi o município com o melhor IDH do Brasil, viver aqui era sinônimo de viver um pouco melhor que os outros municípios deste país.
Só mesmo tendo vivido aqui no antes e depois desta era de sombras e caos social, e, dependendo dos serviços públicos, aos quais tenho direito, é possível avaliar quanto nivelaram todo nosso país por baixo, levaram todo nosso país ao pior.
Entendam, por favor, eles dizem e propagam que é uma questão de igualar, NÃO! Não é! Porque se assim fosse os serviços públicos oferecidos estariam na média, e não estão!
Tudo piorou tudo foi rebaixado; não é uma questão de tirar do rico e dar para o pobre porque estão tirando da classe média e média baixa, da classe responsável pelo meio da cadeia produtiva brasileira em forma de impostos e taxas cada vez mais exorbitantes, escorchantes que nos impedem de viver, numa constante tentativa de sobrevivência, e, enquanto isso, uma forma mágica, instantânea de mega enriquecimento aconteceu nas famílias destes governantes e nas casas legislativas e judiciárias que os acompanham nesta vergonhosa forma de gerir o que É NOSSO! Que deveria nos retornar em excelentes serviços de saúde, de educação, de segurança pública!!!
Que vergonha! Irresponsáveis, inconsequentes, destruidores da vida e do futuro!
Prestem atenção, é seu direito ter estes serviços. Que droga povo brasileiro! Vocês pagam os salários destes que estão na gestão de seus municípios, dos estados e do distrito federal. Que droga! Não percebem que somos os chefes deles! Não nos dão o mínimo dos serviços merecemos e nada fazem? É isso mesmo?
Aqui, em meu município, São Caetano do Sul, hoje mal governado pelo Sr. Dr. Paulo Pinheiro e toda sua equipe de secretários e gestores, do PMDB, PT e de partidos aliados a esta ultima maldita sigla, candidato o qual, duas semanas antes das últimas eleições estava com números baixos na disputa pela Prefeitura Municipal, se juntou e aceitou dinheiro do PT para alavancar sua candidatura, e, com este dinheiro maldito, sim, pois tudo o que vem do PT de Lula aqui no ABC é maldito, com este dinheiro conseguiram através de muita propaganda enganosa reverter os números e nos tirar a possibilidade de continuarmos sendo o que todos nossos municípios deveriam ser e ter, uma melhor condição de vida para crianças, jovens, munícipes/cidadãos trabalhadores e/ou aposentados, e munícipes/cidadãos idosos.  
Enfim, meu desabafo sobre o trajeto do que culminou no acontecido hoje, 26 de junho de 2015.
No final do ano passado, fui até a UBS Dolores Massei e agendei consulta com o clínico geral para pedir meus exames periódicos, afinal prevenir é muito mais barato ao município que remediar, e, faz um bem danado á minha saúde física.
2 (dois) meses para conseguir a 1ª consulta, saio da UBS com os pedidos para realizar os exames de sangue e urina compatíveis a minha idade, 53 anos, depois, mais 2 (dois) meses para retorno ao clínico geral com os exames de sangue e urina já realizados, e, enfim a necessidade de agendamento com a ginecologista para pedir meus exames de Papanicolau e Mamografia, exames que vocês sabem são imprescindíveis para prevenção ao câncer do colo do útero e das mamas, 3 (três) meses para conseguir agendamento com a ginecologista e, três meses depois saio da UBS com pedido da Doutora para realização dos exames Papanicolau, Mamografia e Ultrassom Transvaginal; o Papanicolau foi colhido uma semana depois na própria UBS, e, como é praxe aqui no município deixei as guias de solicitação dos outros 2 exames solicitados para que me ligassem informando sobre o agendamento dos mesmos.  Assim foi, um mês para me comunicarem sobre o ultrassom, o qual já foi realizado, e, esta semana me ligaram informando que era para eu me apresentar na Unidade/Carreta do Programa Mulheres de Peito, hoje, dia 26 de junho a partir das 09h00 na Avenida Goiás nº 1111 para realizar a mamografia.
Como alguns exames, a mamografia também prevê alguns preparativos anteriores para conseguir melhores resultados. Assim, após os preparativos compareci no horário pré-agendado e informado a mim por empregados da secretaria da saúde do município, para realização do exame.
Chegando ao local fui informada pelo atendente na carreta que não havia mais senhas a serem distribuídas para o exame!  Ás 09h00 da manhã eu compareci e não havia senha??? Tentei explicar ao atendente que como procedimento normal das UBSs do município me ligaram informando sobre o agendamento e eu compareci preparada para realizar o exame.
O atendente me informou que as mulheres começavam a chegar na fila para conseguir senha (?) às 06h00 e que já haviam distribuído as 50 senhas daquele dia, não havendo mais senhas a serem distribuídas, explicou-me que no sábado, amanhã, são distribuídas só 25 senhas, e, que se eu quisesse ser atendida amanhã eu deveria chegar a fila por volta das 06h00 da manhã.
Percebem porque digo e repito que nosso país está sendo nivelado pelo pior, por baixo?
Aquelas mulheres não têm que chegar 3 ou 4 horas de antecedência e enfrentar filas se tivessem sido tratadas como cidadãs que tem direito a tratamento digno, teriam que ser agendadas com horário para atendimento decente, respeitoso e individual. Mas não! Além de obrigarem estas mulheres ao desnecessário sacrifício ainda, por falta total de uma gestão voltada ao publico, inserem, encaixam em um Projeto Estadual pedidos médicos municipais que deveriam ter atendimento, em meu caso, junto às equipes de médicos, atendentes e máquinas do CAISM municipal.
Pois é, verifiquei que o Projeto “Mulheres de Peito” é um projeto Estadual que tem como missão incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde); mesmo que a Prefeitura tenha feito parceria com o Governo do Estado de São Paulo para atendimento no município, e, se o procedimento deste projeto não previsse agendamentos e sim filas e entregas de senhas, então o que, além de total desrespeito ao público, total demonstração de péssima gestão de péssimos serviços públicos eu constataria hoje?
Um pouco mais sem paciência fiquei ao ligar na UBS Dolores Massei e pedir para conversar com o responsável (?) pela gestão da UBS, Sr. Sérgio, e ainda educadamente contar-lhe tudo o que ocorreu comigo, e pedindo que tentasse me explicar sobre este “agendamento” que precisava chegar com 3 horas de antecedência e pegar fila para conseguir senha, E EU NÃO TER SIDO INFORMADA! Porque o problema não seria pegar fila se tivessem me informado, mas me informaram para eu estar às 09h00 para realizar o exame! Mas, continuando, fui perdendo a paciência com as perguntas do Sr. Sérgio, primeiro ele me perguntou quem havia me ligado para este agendamento... Como assim Sr. Sérgio??? O senhor não conhece o procedimento padrão das UBS de nosso município? Me ligaram como sempre fazem quando deixamos nossas guias médicas com pedido de exames nas próprias UBS! Ao continuar conversando e dizendo ao Sr. Sérgio que o atendente pediu para eu estar lá amanhã por volta das 06h00 para tentar uma das 25 senhas para a realização do exame, este senhor me informou que outros casos de reclamação estavam ocorrendo, e, tentou me induzir ao pensamento que a dificuldade era porque o Projeto era uma iniciativa do governo do estado e não do município. COMO É QUE É Sr. Sérgio?!? Então vocês se utilizam de um projeto do estado para atender os munícipes, que são responsabilidade do município, e têm a coragem de tentar difamar o projeto que deve estar no nosso município em parceria com o estado? Realmente nivelando por baixo todos os serviços públicos e necessidades do povo eu não esperaria que vocês conhecessem o significado da palavra “parceria”.
Perdi a paciência, falei alto, sem berrar, mas falei alto para ver se trazia à consciência este senhor que faz parte deste caos atual de meu município, e, infelizmente de uma nação toda que se cala, mas devia no mínimo reclamar e até falar alto se preciso fosse, quando diante de tantas dificuldades, atrasos e erros que nos obrigam a passar e viver, e algumas das vezes levam a morte de brasileiros e brasileirinhos abandonados a tanta irresponsabilidade e desconsideração.
Alguns minutos após eu ter desligado o telefone nesta conversa com o Sr. Sérgio meu telefone tocou e o Sr. Sérgio me informou que “nem tudo estava perdido”, ainda fazem piada com a desgraça do povo, e disse que havia conseguido agendar minha mamografia para a 4ª feira no CAISM, pediu para eu passar na UBS retirar a guia. Deveria agradecê-lo? Não NE? Mas encerrei a conversa com um “Obrigada”, mesmo sabendo que eu e muitos munícipes estarão lá amanhã as 06h00 na fila da mamografia.
Se este senhor, sendo gestor desta UBS conscientizasse-se do erro e fosse até a Secretaria de Saúde informando o ocorrido e refazendo o Procedimento Padrão, e, se fosse uma Norma aprender e melhorar continuamente, com certeza seríamos melhores atendidos. Acho que é esperar demais se lembrarmos de que nosso país está sendo reduzido ao pior e continuam achando que podem nos tratar desta forma, que não temos direito ao melhor. Pobre povo abandonado a sua própria indolência.
Se o abandono dos que deveriam nos atender e ajudar  é imperativo, ao menos posso pedir que Deus nos ajude acabando com cada um de vocês péssimos gestores dos serviços públicos e usurpadores do dinheiro público brasileiro, mas, se Deus é só Amor e Bondade, então que o Diabo os carregue!   (Mara Zumpano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido