Filmes que indico para assistirem:


A Sétima Profecia


• Ao redor do mundo os sinais do fim dos tempos, como está dito no Apocalipse, está mais claro e parece estar vindo com o surgimento de um andarilho misterioso. Padre Lucci (Peter Friedman), o emissário do Vaticano, tem a missão de investigar as ocorrências e as considera como fatos normais. Entretanto Abby Quinn (Demi Moore), uma jovem mulher americana, tem razão para temer que elas são reais, já que o desenrolar dos eventos pode significar desgraça para o filho dela, que ainda não nasceu. Abby está determinada em fazer qualquer coisa para evitar o fim do mundo, inclusive dar sua vida, pois este foi o desafio que lhe fez o andarilho.



O homem que não vendeu sua alma

• Vencedor do Oscar de Melhor Filme, esta é uma adaptação da peça de Robert Bolt (roteirizada pelo mesmo), onde um fervoroso católico se recusa a trair suas convicções para permitir que o rei da Inglaterra, Henrique VIII (Robert Shaw), se separe de sua esposa para poder se casar novamente.



Os 12 macacos

• No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.



Minhas vidas

• Shirley MacLaine sai à procura de si mesma, em busca de ligação entre matéria e espírito, pois sentia que faltava em sua vida: um sentido, uma direção, um objetivo. Sua jornada espiritual foi longa, porém reveladora e espantosa em todos os momentos. entrou em contato com dimensões de tempo e espaço que até então para ela, pertenciam à ficção científica ou mesmo ao oculto.



Tão longe tão perto

• Este filme é a sequência de "Asas do Desejo" (1987) - o mesmo que, em 1998, recebeu a versão hollywoodiana "Cidade dos Anjos". Mais uma vez, trata de um grupo de anjos que observam distantes o dia-a-dia dos cidadãos da capital alemã - agora recém-unificada.

Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel (Otto Sander) impulsivamente quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para socorrê-la - o que o transforma em carne e osso. Damiel (Bruno Ganz), o companheiro de Cassiel que optou pela vida terrena no primeiro filme, trabalha agora numa pizzaria e vive com sua esposa, a trapezista Marion (Solveig Dommartin).

Peter Falk, que representou si próprio em "Asas do Desejo", volta aparecer, e o roqueiro Lou Reed (responsável pela trilha sonora) e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev também marcam presença no filme como eles mesmos.

A fotografia é impecável (marca registrada dos filmes de Wenders), mesclando a cor com o preto e branco - assim como em "Asas do Desejo", em que as cenas do anjo não são coloridas, pois, segundo o diretor, "o preto e branco revela a essência da pessoa".

Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1993. No ano seguinte, U2 foi indicado para a Melhor Canção Original no Globo de Ouro.



Projeto Filadélfia I e II

• No ano de 1943, a marinha americana está pronta para executar o ambicioso Projeto Filadélfia, onde sofisticadas técnicas são empregadas na tentativa de evitar a detecção de sinais por radar. Um erro faz com que David Herdeg (Michael Paré) e Jim Paker (Bobby Di Cicco), membros da tripulação do destroyer Eldridge, viajem pelo tempo sofrendo os efeitos terríveis e letais causados pela alteração de eletro-energias e são perseguidos pelos que não creem em sua versão fantástica dos fatos. Tentando mudar o rumo da história e do tempo, o Dr. Longstreet (Eric Christmas) tenta salvar o universo ameaçado pelo audacioso projeto científico. Mark Levinson, o mesmo produtor de "Esqueceram de Mim" e "O Garoto do Futuro", e, Stephen Cornwell, o mesmo diretor de "Sequestro em Beirute" entre outros, se reuniram para realizar o 2º episódio desta emocionante e sensacional história onde um poderoso bombardeiro nuclear, o Stealth é enviado para o passado através da tecnologia do vortex mudando os rumos da história. Somente David Herderg (Brad Johnson) que participou da outra aventura no passado, poderá salvar os destinos da humanidade e livrá-la da destruição total.



Fenda no tempo

• Em um voo noturno por todo o país, um pequeno grupo de passageiros desperta ao meio da viagem para encarar uma chocante realidade: por algum motivo inexplicável, eles são as únicas pessoas que sobraram no mundo inteiro. O medo se transforma em pânico e desespero, quando eles se dão conta de que resvalaram por um tipo de fenda do universo. Agora, eles correm literalmente contra o tempo.



Aventuras do Barão de Munchausen

• As fantásticas histórias do maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte, encontrar seus amigos e salvar a cidade do ataque dos turcos, o Barão relembra a aposta com o Califa, a visita à Lua, a dança com Afrodite, entre outras aventuras.

Déjà vu

• Todo mundo já passou pela inquietante sensação do mistério do déjà vu - aquele lampejo de memória quando conhecemos alguém novo e sentimos que já o conhecemos, ou quando reconhecemos um lugar apesar de sabermos que nunca estivemos lá antes. Mas e se essas sensações estranhas e assustadoras forem, na verdade, avisos enviados do passado ou pistas para um futuro em andamento? No novo e instigante suspense de ação do produtor Jerry Bruckheimer e do diretor Tony Scott, escrito por Terry Rossio & Bill Marsilii, é a sensação de déjà vu que guia, inesperadamente, o agente da Agência de Tabaco, Álcool e Armas de Fogo (ATF), Doug Carlin (DENZEL WASHINGTON) através da investigação de um crime estarrecedor. Chamado para recuperar provas após a explosão cataclísmica de uma bomba em uma balsa de Nova Orleans, Carlin está prestes a descobrir que aquilo que a maioria das pessoas acredita que esteja só na mente delas é, na verdade, algo bem mais poderoso - e isso o levará em uma corrida de manipulação da mente para salvar centenas de pessoas inocentes. Na medida em que a investigação se aprofunda, ela não apenas investiga os planos de tempo e espaço, mas também se torna uma história de amor inovadora que se passa de trás para frente, quando Carlin descobre sua confusa ligação emocional com uma mulher cujo passado guarda o segredo para impedir uma catástrofe que poderia destruir o futuro deles. Na fração de um segundo de um olhar, sem palavras, mas de total confiança, Carlin tem a chance de mudar tudo.



Contato

• Durante muito tempo, Elie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega a Terra uma informação cifrada e Ellie é primeira pessoa a captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida. Emocionante, fascinante e envolvente... prepare-se para fazer CONTATO.



Manika

• Para quem acredita em reencarnação este filme talvez não apresente grande impacto, mas para quem não acredita o caso Manika leva a profundas reflexões.

O filme, embora romanceado, é o relato real do caso Shanti Devi, que nasceu na Índia em novembro de 1926 e que a partir dos 4 anos de idade começou a recordar com riqueza de detalhes de sua encarnação anterior como Ludgi Devi, a esposa de um rico brâmane de Mathura (Nepal), cidade que dista uns 140 quilômetros de Delhi e que morrera cerca de 1 ano antes de Shanti Nascer.

No filme Manika mora num pequeno vilarejo de pescadores e vive contando histórias de uma vida anterior de riqueza e opulência. Como não é levada à série a menina resolve fugir. O padre Daniel (Julian Sands), recém-chegado ao vilarejo promete encontrar a menina e de tanto ouvir seus relatos decide levá-la ao Nepal. A viagem representa para Manika um reencontro com seu passado e para o padre Daniel é a descoberta de novos paradigmas para a sua fé.

O filme é pouco divulgado nas locadoras, mas é sem dúvida um trabalho muito bom e que vale a pena ser visto, principalmente por ser baseado em um fato real e que foi amplamente investigado, tendo inclusive sido matéria de várias revistas, como a italiana L´Europeo, que em seus números 640, 641 e 642, de 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro de 1958, publicou, matéria ilustrada com inúmeras fotografias coloridas, uma longa reportagem de seu colaborador sueco Sture Lönnerstrand e que foi publicada resumidamente na revista reformador de junho de 1958.

Um fato curioso sobre Shanti Devi é que ela nunca casou e quando foi interrogada pelo repórter sobre o porquê, e ela respondeu que não casaria de novo. Então o repórter perguntou “Por que diz que não se casará de novo?” aos que ela retrucou: “Estou certa de que o senhor compreendeu o que eu quero dizer”. Assistindo ao filme você também compreenderá.



Fogo no céu

• Snowflake, Arizona, 5 de novembro de 1975. Travis Walton (D.B. Sweeney) é um lenhador que, diante de alguns amigos, é atingido por uma luz misteriosa e some por vários dias. Há uma forte suspeita de ele ter sido morto e ninguém crê na versão que possa ter sido sequestrado por alienígenas. Ao reaparecer Travis não se lembra onde esteve, mas aos poucos as lembranças da sua experiência vêm à tona.



O ponto de mutação

• Sonia Hoffmann (Liv Ullmann) é uma física desiludida com os rumos tomados pela ciência. Após descobrir que suas pesquisas com micro lasers estavam sendo utilizadas no projeto americano Guerra nas Estrelas, ela decidiu isolar-se em um vilarejo francês para repensar a vida. Embora tendo a chance de conviver um pouco mais com a única filha, enfrenta um processo difícil desta convivência e o atrito entre as duas acaba sendo acentuado porque suas percepções do mundo divergem completamente.

No mesmo país, na capital, vive o poeta Thomas Harrimann (John Heard). Ele abandonou a cidade de Nova York por não suportar um modo de vida mercantilizado e refugiou-se no velho mundo para recuperar-se da decepção profissional e de um casamento fracassado, e para tentar superar, com tranquilidade, a crise de meia idade que o acomete. Na América no Norte, seu amigo Jack Edwards (Sam Waterston) é um político bem sucedido. Porém, após perder as eleições para presidente dos Estados Unidos da América, sente-se esgotado, confuso em relação aos rumos de sua carreira e solicita socorro. Edwards recebe um convite de Thomas para passar uma temporada na França e o encontro dos dois com Sonia Hoffmann marca o início do conflito proposto em Ponto de Mutação.

O cenário onde a trama tem sua evolução é um castelo no litoral noroeste, no alto do Mont Saint Michel. Uma construção medieval localizada na fronteira com a Normandia e a Bretanha. A região é famosa por possuir a maré mais alta do mundo. Em alguns pontos, ela atinge até quinze metros e deixaria o vilarejo de La Mont Saint Michel completamente isolado do continente, se não fosse um acesso construído para ligar a ilha à França. O local é propício para a discussão que toma toda a estória, por conter objetos que remontam à história da sociedade moderna e evocam as linhas de pensamento inerentes a ela.

Por fim, o poema de Pablo Neruda (postado acima) representa uma metáfora sobre todo o dia em que os três personagens passaram juntos e sobre o que suas vidas

representavam diante das idéias que se propuseram a pensar. O poema, algo também meio distante e às vezes incompreensível, também junta a teia de relações que é a humanidade. Diante das teorias frias e puras da cientista e das idéias práticas do político, a poesia recitada pelo poeta os faz calar e refletir sobre o que suas vidas têm feito nesse processo, sobre como eles têm contribuído com sua parte diante do todo. A razão do pensamento científico passa a fazer sentido no calor das palavras do poeta, ao aproximar-se da vida comum e rotineira das pessoas.

Além de Pablo Neruda o filme possui, ao longo de sua construção, referências a diversos escritores, poetas, estadistas, cientistas e figuras religiosas. A integração destes pensadores é dada pelo tom da narrativa, cujo objetivo é defender um modo de vida integrado, porém, provido de essência. A vida não se resume a uma máquina e nem a uma rede de conexões bem feitas. Existe algo maior que é fruto da convivência, da vida em comum. Os argumentos de Jack, Tom e Sonia foram recheados de citações que transformaram o conteúdo científico, religioso e filosófico do filme em poesia, em diálogos permeados de sentimento e significado. Algumas das referências seguem abaixo.

Ao dizer que nenhum santo sustenta-se sozinho, Thomas cita parte de um poema de John Donne para Jack na entrada do castelo:

Nenhum homem é uma ilha isolada;

cada homem é uma partícula do continente, uma parte da Terra (…)

E por isso não perguntes por quem os sinos dobram;

eles dobram por ti.

Este poema inspirou um romance de Ernest Hemingway, Por Quem os Sinos Dobram, que foi baseado na experiência do escritor americano como correspondente de guerra.

Não é um filme fácil de ver, mas o aprendizado compensa.



Índigo

• ÍNDIGO é um filme acerca da solidão, redenção e sobre os poderes de cura e graça das novas gerações de crianças índigo (psíquicas e com dons) que estão a nascer neste momento no mundo. Ainda que a história seja fictícia, as emoções e o enredo do filme soam com as dinâmicas espirituais da vida de hoje.

O núcleo dramático do filme trata da relação que se desenvolve entre um homem, cuja vida e família foram desfeitas por um erro fatal, e a sua neta de dez anos com quem foge com intenção de protegê-la de um possível raptor.

A meio do caminho ele descobre o poder dos dons da sua neta que mudam para sempre as vidas de todos os que ela encontra no seu caminho.



O Apocalipse

• Objetos não identificados estão a caminho de se chocar contra a Terra. Os melhores cientistas se unem para tentar evitar o fim do planeta, mas inúmeras cidades ao redor do mundo estão sendo atingidas e destruídas.

Enquanto isso, numa pequena cidade no estado de Louisiana, descobre-se que a chave para salvar a humanidade está bem ali: um garoto autista.



Quem somos nós?

• O filme Quem somos nós? apresenta duas narrativas sobrepostas: uma constituída de depoimentos de diferentes profissionais do campo da ciência e da religião e, outra, composta por um enredo simples que tem função ilustrativa dos argumentos apresentados nos depoimentos. Este ensaio almeja analisá-lo como expressão de experimentações que se valem de idéias científicas e religiosas voltadas para recontar a história do homem e do mundo. Considera, para tanto, a crise do instituído como circunstância histórica para emergência desse fervor instituinte que é caótico, inusitado e dissensual.



Revelations

• "Escrito por David Seltser (The Omen) Revelations é um mistério religioso, originalmente exibido como uma minissérie de Tv. A série acompanha dois personagens centrais, um físico e uma freira, que estão correndo contra o tempo a fim de evitar o Apocalipse. Bill Pullan interpreta dr. Richard Massey, um professor de Harvard cuja filha é assassinada por satanistas, enquanto Natacha Mcelhone estrela no papel de uma freira que recruta Massey para ajudá-la a investigar quais eventos escritos no livro de revelações estão se tornando realidade. Dr. Richard sempre acreditou que todos eventos da natureza poderiam ser explicados pela ciência até encontra com Josepha, freira que vai leva lo a uma jornada através do mundo da fé. Diversos milagres surgem e são enviados do céu e do inferno. Isaiah Haden (Michael Massee) será o maligno que pretende garantir que o exercito da escuridão vença a batalha do Apocalipse que está por vir.”



Crônicas de Nárnia

• A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido