Texto retirado do blog de Paulo Coelho

Um leitor me envia um questionário. Nele, apresenta o perfil de três líderes mundiais que viveram na mesma época, e pergunta se é possível escolher o melhor através dos seguintes dados;

Candidato A: foi ligado a curandeiros, consultava astrólogos com freqüência. Possuía duas amantes. Sua mulher era lésbica. Fumava muito. Bebia de oito a dez martinis por dia.

Candidato B: não conseguia permanecer no emprego, por causa de sua arrogância. Dormia a manhã inteira. Usou ópio no colégio, e sempre foi considerado um mau aluno. Bebia um copo de conhaque todas as manhãs.

Candidato C: foi condecorado como herói. Era vegetariano. Não fumava. Tinha uma disciplina exemplar. Ocasionalmente bebia uma cerveja. Permaneceu com a mesma mulher nos seus momentos de glória e nos seus momentos de derrota.

E qual a resposta?

A] Franklin Delano Roosevelt. B] Winston Churchill. C] Adolf Hitler.

O que é liderança então? A enciclopédia define como a capacidade de um indivíduo para motivar outros em busca de um mesmo objetivo. As livrarias estão cheias de textos a esse respeito, e normalmente os líderes são pintados com cores brilhantes, atributos invejáveis, ideais supremos. O líder está para a sociedade como o “mestre” está para a espiritualidade. Entretanto isso não é absolutamente verdade (em ambos os casos).

O nosso grande problema, principalmente em um mundo que se torna cada vez mais fundamentalista, é não permitir que as pessoas em posição de destaque tenham erros humanos. Estamos sempre em busca do governante perfeito. Estamos sempre atrás de um pastor que nos dirija e nos ajude a encontrar nosso caminho.

Na verdade, as grandes revoluções e os grandes avanços da humanidade foram provocados por gente igual a todos nós.


Tudo que precisamos é ter coragem de tomar uma decisão-chave em um momento difícil

******************************************************************************

É isso, beijos em seus corações, Mara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido