"GLOBALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA"

Parágrafos finais de um artigo escrito com base na monografia intitulada "As principais dificuldades de participação política dos indivíduos na sociedade globalizada", a qual foi defendida no Curso de Pós-graduação em Pensamento Político Brasileiro (UFSM), em Junho de 2001, e orientada pelo Professor Holgonsi S.G. Siqueira.

"... todo o sistema social, econômico é também político, que só se viabiliza pela ação dos indivíduos, seja pela submissão a interesses de mercado, seja pela necessidade de questionar as forças do poder político-decisório daqueles que comandam a globalização.
Ao buscar as razões das dificuldades de participação política dos indivíduos na sociedade global, questão central desta análise, necessariamente conclui-se que na complexa e contraditória realidade social da globalização, os indivíduos precisam encontrar pontos de referências de atuação de cidadania nos formatos da própria sociedade globalizada, que necessitam lutar por autonomia e buscarem os espaços de participação política nos limites de cada instituição, que forma o gigantismo desfronteirizado do mundo global. Os indivíduos têm dificuldades de participação política na globalização, porque precisam ainda compreender que é nos centros decisórios do poder político, isto é, no interior das instituições organizadas que se definem as relações de dominação do mundo global.

Os indivíduos precisarão ainda discernir, e esta é uma dificuldade de participação política, que a inserção social na globalização não acontecerá, como demonstra este trabalho, sem o afastamento da passionalidade ideológica, da ortodoxia religiosa, de posições segregacionistas, que os tem impedido de compreender novas acepções de mundo, de entender novas realidades e com elas interagir no contexto da globalização.

As possibilidades de um projeto pessoal ganhar efeito na globalização são incipientes desejos de quem o propõe, se não vir alicerçado na conscientização da participação política. Esta consideração é ponto crucial deste trabalho, no sentido que o grande problema da ascensão do indivíduo, enquanto cidadão, na globalização está no seu descompromisso político com a realidade que o cerca, na sua ausência na tomada de decisões, na sua passividade frente às mudanças e transformações, que vão com rapidez alucinante criando e recriando novas formas de vida e exigindo novos modelos de comportamento social.

Assim, resta concluir que a superação das dificuldades de participação política na globalização, só acontecerá quanto os indivíduos forem capazes de discernir entre o que é apregoado e o que de real acontece nas relações de interatividade universal. Quando conquistarem o entendimento político, que o mundo da globalização é, com certeza, o do domínio da ciência e da técnica, mas é também os seus mundos, onde ocorrem suas relações de homem e cidadão.

A superação das dificuldades de participação política na globalização acontecerá quando o mundo global para os indivíduos se tornar familiar, quando for vencido o servilismo político, o desregramento social, que ao homogeneizar diferenças revelou a universalização das desigualdades."

Voces podem ler e conhecer todo o conteudo em http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/valmir.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido