Exemplos de Jovens Brasileiros da Escola Pública
Após mais de um ano como Coordenadora Nacional para assuntos da Educação de um dos movimentos das Redes Sociais que combate a corrupção, o NasRuas, posso lhes afirmar que o descaso de nossos politicos, maioria, com a Educação Publica de Qualidade é sim responsável pelo enorme número de jovens entregues a drogas, entregues ao crime organizado, entregues a idiotização do dia a dia, e, totalmente alienados de seus deveres e seus direitos como cidadãos brasileiros.
Não conhecem nossa Constituição, não sabem o que é democracia e como exercê-la, não conhecem os 3 poderes constituidos, não teem a noção básica de politica que os tornaria cidadãos preparados para contribuir com sua comunidade, com sua família, consigo e com nosso país. Na opinião de Humberto Dantas, Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Centro Universitário São Camilo, um dos maiores batalhadores por um Brasil menos corrupto, mais ético e cidadão, a principal ferramenta
para mudar a realidade brasileira é a conscientização
política por meio da educação, Dantas acredita que a efetiva participação
política da sociedade e o fim da venda de votos só acontecerão quando o Poder
Executivo tornar a disciplina como obrigatória nas escolas, especialmente no
Ensino Médio.
De acordo com o Índice de Democracia, compilado pela revista britânica The Economist, o Brasil possui desempenho elevado nos quesitos pluralismo no processo eleitoral (nota 9,5) e liberdades civis (nota 9,1).O país possui nota acima da média em funcionalidade do governo (nota 7,5).No entanto, possui desempenho inferior nos quesitos participação política (nota 5,0) e cultura política (nota 4,3).O desempenho do Brasil em participação política é comparável ao de Malauí e Uganda, considerados "regimes híbridos", enquanto o desempenho em cultura política é comparável ao de Cuba, considerado um regimes autoritários.No entanto, a média geral do país (nota 7,1) é inferior somente à do Uruguai (nota 8,1) e do Chile (nota 7,6) na América do Sul. Dentre os BRIC, apenas a Índia (nota 7,2) possui desempenho melhor.
Estes dados acima, demonstram a imperativa necessidade de Ética, Cidadania e Ensino Político nas escolas publicas brasileiras, e, saber que os responsáveis pelo MEC atualmente usam de muitas e complexas explicações para dizer ser impossível esta nossa solicitação, todo este contexto faz com que junto a educadores, aprendizes, pais, jornalistas, amigos da escola pública e cientistas politicos estejamos em várias frentes de trabalho para garantir o melhor PNE, os 10% do PIB muito bem utilizados na Educação de qualidade e na revisão da educação com melhoria salarial aos professores, atualização e qualificação constantes destes professores, planejamento responsável e com vistas a um Brasil ético, e finalmente democrático. Mas, frente a tantas falsas promessas em época eleitoral hoje, passo por aqui para lhes dar uma boa notícia.
Apresentar-lhes com muito orgulho, um dos motivos que nos faz continuar lutando,37 jovens, alunos da escola pública,
escolhidos entre mais de 16500 estudantes de todo país no projeto “Jovens
Embaixadores 2013”.
O projeto, criado pela Embaixada dos EUA há 11 anos, leva alunos com perfil de liderança e voluntariado
para um intercâmbio de três semanas no país, na primeira semana de viagem, os
estudantes escolhidos vão visitar escolas e projetos sociais em Washington, DC.
Depois, serão divididos em subgrupos para diferentes cidades americanas, onde
ficarão hospedados em casas de famílias locais, vão frequentar aulas em
colégios de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado. Estes jovens são o exemplo ou o resultado final do que nós Educadores queremos para a juventude de nosso Brasil, todos, da escola pública, todos com capacidade de representar nosso país em qualquer evento no exterior.
Para eles participarem do Jovens Embaixadores, era preciso
ter entre 15 e 18 anos, ser aluno da rede pública, nunca ter viajado para os
Estados Unidos, ter excelente desempenho escolar, participar de atividades de
responsabilidade social e voluntariado (pelo menos um ano), ter boa fluência
oral e escrita na língua inglesa e perfil de liderança. Apoiaremos
e torceremos por cada um de vocês, para que continuem vencedores e levem
consigo nas vitórias da vida muitos amigos, colegas e construam sempre ao seu
redor um ambiente democrático, fraterno e de menos luta contra a
desigualdade, a corrupção e a impunidade. Parabéns, sucesso e muita alegria a cada um de vocês:
ü Alessandro da Silva (AC) *☆*
ü Ana Clara Pereira Furtado (AM) *☆*
ü Aschiley Taemi Matsumoto (SP) *☆*
ü Augusto Benjamin Chalegre Santos
(PE) *☆*
ü Caroline Syperreck Ramires (MS) *☆*
ü Davi de Almeida Oliveira (PE) *☆*
ü Davison Menezes Sicsu (AM) *☆*
ü Elton Valane Passamani (ES) *☆*
ü Fabio Ricardo Araujo da Silva
(RO) *☆*
ü Gemakson Mikael Mendes (CE) *☆*
ü Igo Pinheiro de Castanhal (PA) *☆*
ü Igor Rosa da Silva (RS) *☆*
ü Isabel Theresa de Holanda Freitas
(MG) *☆*
ü Isadora e Sá Giaghin (SC) *☆*
ü Izabel Borges da Silva (TO) *☆*
ü Jailma dos Santos Silva (PB) *☆*
ü Jocelia Martins de Oliveira (GO) *☆*
ü Jonatan Augusto Almeida Oliveira
(CE) *☆*
ü José Gildson Silva Araújo (RN) *☆*
ü José Inácio Ribeiro da Silva
Junior (PI) *☆*
ü Kelvin Guilhermino de Oliveira
(SP) *☆*
ü Leonardo Vieira de Oliveira (RJ) *☆*
ü Luize Bolzan Daniel (RS) *☆*
ü Marcos Abraao Borges Santos (MA) *☆*
ü Michel Santana de Souza (AP) *☆*
ü Michelly de Jesus Teixeira (MT) *☆*
ü Nil Everton Gama dos Santos (BA) *☆*
ü Paulo Rogério Abrão Mileo Junior
(PR) *☆*
ü Rangel Rodrigues de Amorim (SE) *☆*
ü Rawanderson dos Santos (AL) *☆*
ü Sara Priscila Marques Cantarin
(SP) *☆*
ü Stefani Moreira Aquino Toledo
(MG) *☆*
ü Thaina Tsukuda Queiroz (RR) *☆*
ü Thiago Negrão Chuba (PR) *☆*
ü Valmir José Dias Filho (RJ) *☆*
ü Waleska Nayara Silva Ribeiro (MG) *☆*
ü Yasmin Gomes de Araújo (DF) *☆*
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