Homenagem às Mulheres neste 8 de Março

Parabéns Mulheres!

Foi uma mulher em 1822 que enviou uma carta a D. Pedro exigindo a proclamação da independência do Brasil advertindo-o: -“O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”. Tratava-se de Maria Leopoldina, imperatriz do Brasil;

5 anos depois deste fato as mulheres tiveram autorização para frequentarem escolas elementares, afinal, ensino adiantado era proibido às mulheres;

52 anos se passaram para que nossas tataravós e bisavós, se não escravas, tivessem o direito de estudar em instituições de ensino superior, mas, as que seguiam este caminho eram criticadas e marginalizadas pela sociedade;

Nesta época, mulheres corajosas como a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga, que despontou como a primeira maestrina a reger uma opereta, Rita Lobato Velho, a primeira médica brasileira tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.

Em 1917 a professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910 liderou uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres, voto que nossas avós e mães só conseguiram após 1927 no Rio Grande do Norte, e, garantido a todas nós após 1932 no início da Era Vargas, ano que a primeira atleta brasileira, Maria Lenk de 17 anos, nadadora, embarcou para Los Angeles, a única mulher na delegação.

Querem rir? No período do Estado Novo (1937/1945) criaram um Decreto, nº 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: “luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, polo, polo aquático, halterofilismo e beisebol”. O Decreto só foi regulamentado em 1965. Meninas, vocês que hoje são excelentes atletas destas modalidades, imaginem o que as mulheres sofreram por gostar e não poder praticá-los.

Em 1960 durante o Período Democrático, a tenista brasileira, a paulista Maria Esther Bueno tornou-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

Em 1979 Eunice Michilles, então representante tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. Neste mesmo ano a equipe feminina de judô inscreveu-se com nome de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivou a revogação do Decreto 3.199. Dá-lhe mulherada!

Somente a partir de 1980 é que começaram a criar e coibir a violência contra nós mulheres

Em 1983 surgiram os primeiros conselhos estaduais da condição feminina em Minas Gerais e São Paulo. O Ministério da Saúde criou o PAISM – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

Em 1985 surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher

Mas foi só com a Nova Constituição, só em 1988 através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, onde as mulheres tiveram importantes avanços na Constituição Federal, dando-nos igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei, garantias e direitos que sabemos ainda termos que lutar e muito para usufruí-los.

Em 1990 foi eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, e, no mesmo ano Zélia Cardoso de Mello a primeira ministra do Brasil.

Em 1996 a escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerceu o cargo até 1997.

Hoje em dia, século XXI as mulheres já ocupam muitas cadeiras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das prefeituras brasileiras. O índice de vereadoras eleitas aumentou muito.

Em 2003, Marina Silva, do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente, e, em 2010, Dilma Rousseff, é eleita a primeira presidente mulher do Brasil.

Neste pequeno e resumido histórico de nossa libertação, milhares de mulheres, nossas mães, tias, avós, vizinhas, amigas, desde sempre continuam lutando para poder estudar e trabalhar, para ter salários iguais aos dos homens, para não serem humilhadas e violentadas por seus chefes, colegas e companheiros, para conseguirem junto aos poderes públicos a creche, a escola e o hospital de qualidade que seus filhos e familiares têm direito, para criar um mundo mais feliz, mais justo e mais bonito de se viver.

Assim, mais uma vez, Parabéns Mulheres, e, após tanta luta, tanto sofrimento, após conseguirmos algumas garantias que já deveriam ser nossas por herança divina, por nascermos livres e da mesma forma que os homens, lembro-as hoje, século XXI, cuidado para não se tornarem, agora, escravas do consumismo e do mercantilismo, desta sociedade que dita regras insensatas, que diz que você tem que ser magra para ser bonita, ou que seus cabelos precisam ser lisos para ser aceita. Cuidado mulher brasileira, NUNCA esqueça que você é forte e uma linda mulher, não aceite forma alguma de limitação de seu poder!

Feliz 8 de Março de 2013. O mundo não acabou e vamos fazê-lo melhor a cada dia, com a ajuda de nossos iguais e queridos homens.  (Mara Zumpano)

 
Fonte dos dados: Wikipédia
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido