MP da Educação e Mudanças no Ensino Médio
A Reforma do Ensino Médio
Começo dizendo o que poucos
aceitam PEDAGOGIA é a ciência da Educação.Não respeitar o Pedagogo é menosprezar a educação. Você conhece algum governo que em algum momento na história do Brasil tenha considerado o valor de um Pedagogo?
Continuo esclarecendo o que alguns sabem, mas agem, falam, debatem como se tudo fosse a mesma coisa, Matemática é uma ciência exata, Pedagogia é uma ciência humana, assim, desejar que trabalhar com o ser mais complexo e amplo vivente na Terra traga resultados exatos como a matemática não só é injusto quanto impossível, porém, o que mais se vê são artigos, matérias, trabalhos de conclusão de curso erroneamente colocando em dúvida o papel do Pedagogo na sociedade. SE todos os Pedagogos (Administradores Educacionais, Orientadores Educacionais e Supervisores Educacionais) fossem utilizados pela sociedade brasileira com o saber que têm para, cada um com as funções a que se debruçaram em livros e conhecimentos para se formar e a que foram preparados para exercer, a Educação Brasileira não estaria no baixíssimo nível que se apresenta. NENHUMA das funções ligadas a ciência Pedagógica pode ser relevada, e, uma delas possivelmente você nunca viram presente em escolas publicas brasileiras, o Orientador Educacional, sabem qual a função do Orientador Educacional em uma escola? Vou responder e vocês concluem o restante, porque sei estar escrevendo para pessoas capazes de ler, refletir e concluir: -O Orientador Educacional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade. (Porque será que a educação pública brasileira está no nível que está não é?) Eu sou Orientadora Educacional.
Pedagogo não é professor. O professor transmite conhecimento a educandos. Pedagogo, gesta, auxilia a sociedade a se educar. (Porque será que a educação pública brasileira está no nível que está não é?).
Passado este necessário preâmbulo, até parece que vou decretar algo, rsrsrsrs Desculpem, o assunto, é que educar, para mim, será eternamente sério, e a irresponsabilidade com este assunto já nos destruiu, quem sabe agora, todos juntos frente ao abismo que nos jogará em uma vala comum os faça repensar esta realidade. A EDUCAÇÃO é a única saída para este país.
Esta semana, todos nós soubemos, o atual governo brasileiro através de uma Medida Provisória nos concedeu a oportunidade de reformular a Educação em um de seus níveis, o nível médio, aquele que mais rapidamente levará para o mercado de trabalho, para novas famílias e para as comunidades em geral um contigente enorme de brasileiros, ou, se preferirem, em outras palavras, o nível médio é o que despeja na sociedade o que esta sociedade trará para o futuro do país. Está mais claro para vocês porque é importante em momento de crise começar esta reforma educacional pelo Nível Médio?
Antes de argumentar as mudanças que serão praticadas pós esta MP mais algumas colocações para melhor entendê-la:
- Vivemos um país enorme, cada uma das cinco regiões deste nosso Brasil poderia ser um país em si com suas grandes e diferentes formas de ser, viver, cultuar tradições e culturas, o que temos em comum é a língua, só. As necessidades tanto das pessoas como das cidades de cada uma destas regiões são muito diferentes;
- As novas tecnologias, a globalização a velocidade de informações, dados e fatos que nos chegam minuto a minuto fazem com que todos nós incluindo o jovem tenha que aprender (ou pelo menos tentar) aprender a lidar com situações totalmente novas e que são de fundamental importância para a realização dos seus sonhos para o futuro como ser humano e como trabalhador que constrói a si mesmo e toda sua realidade (cidadão e cidadania);
- O mundo atual é mutável e turbulento, onde as mudanças são constantes, esta descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado recente e torna-se difícil qualquer previsão a respeito do futuro, assim, as formas de viver, trabalhar, conseguir proventos para si, sua família, a forma de administrar, enfrentar o mercado de trabalho e as carreiras são diversas em suas formas de atuar e, a formação profissional para o mercado de trabalho de hoje, nem existiam há 20 anos atrás;
- Para finalizar o MEC divulgou na semana passada o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que revelou que a meta do ensino médio está estagnada em 3,7, abaixo dos 4,3 previstos para 2015, 4,3 já seria vergonhoso para um país com a grandeza do nosso povo.
Tudo isto já seria demasiado válido para entendermos que uma reforma na educação é imperiosa, mas de nada valerá se não vier acompanhada do necessário aprimoramento e valorização, também financeira, da maior ferramenta desta necessária transformação educacional, o professor.
Vamos as polêmicas que criaram por total desconhecimento e desinteresse na realidade do educando e do Brasil.
ü Mudanças
como flexibilização do currículo, proximidade com o ensino técnico e conexão
com as áreas de interesse de cada estudante são medidas imprescindíveis para
garantir que todas as diferenças mencionadas acima e encontradas nas regiões de
nosso Brasil possam ser colocadas, dentro de cada localidade, orientadas,
administradas, supervisionadas POR PEDAGOGOS como ideal para a ordem e o
progresso de seu cidadão educando e sua comunidade.
ü Por
que disciplinas como educação artística,filosofia ou sociologia têm de ser
obrigatórias se sempre foram e sempre farão partes de todas as outras
disciplinas de forma transversal? Quanto a educação física, é importante para o
jovem sua continuidade, mas não da forma como é hoje, primeiro não tem que ser
obrigatória, o jovem pode preferir participar de aulas em academias fora do
ambiente escolar ou fazer parte de equipes de competição em modalidades as mais
variadas, também fora da escola. As escolas neste nível podem e devem ter
quadras e campos de futebol a disposição dos jovens para se divertirem em jogos
de confraternização.
ü A
carga horária ampliada se justificará com o passar dos anos e a partir do
momento em que os projetos pedagógicos orientados, administrados,
supervisionados POR PEDAGOGOS comecem a surtir seus efeitos positivos sob o
educando, seus desejos para si e para a sociedade que vive.
ü Quanto
as mudanças estarem sendo impostas através de uma Medida Provisória, SE
lembrarmos quanto a educação neste país já foi debatida e nada melhorada, SE
lembrarmos que nos países onde a educação está em níveis aceitáveis pelo IDEB
têm professores com nível de mestrado, SE uma campanha nacional de valorização
deste profissional for realizada, SE este país souber e voltar a utilizar o
profissional que estudou a ciência da educação para torná-la o ideal do necessário
para cada região deste país, SE enfim considerarmos que muito tempo se perdeu
pela falta de interesse político em termos cidadãos conscientes e preparados
para evoluir junto com o pais, então SIM, uma MP é necessária.
Continuarei de olhos bem abertos, e, peço que todos vocês que lutam
junto a mim e, também, todos que desejam o melhor para o país, que não aceitem
mais tanta enganação e promessas, a hora é agora, e este é só o começo. A
EDUCAÇÃO é a única saída para este país.
(Mara Regina Zumpano – Registro
de Especialista em Educação MEC ns. 50062 e 117.402-LP)
26 /09/2016
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