Crise Moral (23)



Crise Moral (23) - Já explicado pelo filósofo Brasileiro Mario Sergio Cortella, em “Crise Moral (1)”, a moral apoia-se na tríade cultura, história e natureza humana e se cristalizou na historia humana através de exemplos, princípios da sociedade e normatizações, mas, sempre, voltado ao bem. E, o que para esses filósofos é o bem? Resposta: - O bem é tudo que favorece a força vital do homem, é tudo o que intensifica e exalta o homem.  Exercendo, nesse momento do texto, um raciocínio lógico, obviamente o mal é tudo o que enfraquece o homem, assim, o mal é tudo que vem da fraqueza.
Porque iniciei esta postagem com estas afirmações? Resposta: - Por que quero lhes falar sobre o necessário avanço moral.
No meu entender, MRZ, uma forma de vermos esse avanço é relembrarmos que a moral não pode e não é formada por valores estáticos, que não se alteram, o embate entre gerações, o antigo se contrapondo ao novo é o que chamo de conflito saudável para o avanço da moral, a necessidade de revermos princípios, formularmos normas para nos adaptarmos a nova forma de vivermos em comunidade, e, pense que as comunidades estão se tornando mais e mais formadas por diferentes povos, com suas diferentes culturas, histórias e naturezas, tudo isso empurra o ser humano a avançar moralmente, impedindo-nos de ser o reflexo de relações sociais alienadas e garantindo, assim, uma difícil mas necessária harmonia de nossa emergente sociedade globalizada.
 Essa transformação EXIGE a participação CONSCIENTE de TODA a sociedade. ... Continuo ....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido