Crise Moral (24)



Crise Moral (24) - Vejam o que o filósofo alemão, Jurgem Habermas, que viveu, estudou e tornou-se professor da Universidade de Frankfurt, nos anos 50, 60 e meados dos anos 70 do século passado analisou, e, que pode perfeitamente ser entendido e utilizado pela sociedade globalizada atual:
“O desenvolvimento técnico e a ciência voltada apenas para a aplicação técnica acarretam na perda do próprio bem, que estaria submetido às regras de dominação técnica do mundo natural.” ... “É necessário então a recuperação da dimensão humana, de uma racionalidade não instrumental, baseada no "agir comunicativo" entre sujeitos livres, de caráter emancipador em relação à dominação técnica.”

Vejam o que eu, MRZ, cidadã brasileira, educadora pela UNICAMP e Univ. São Marcos e administradora pela FGV, analisei após 17 anos trabalhando em empresas estatais, e outros 6 anos em uma empresa privatizada pelo Governo do Estado de São Paulo entre meados dos anos 80 e os dez primeiros anos deste novo século: “A economia atual, motivada unicamente para obter lucros, está condenada, a menos que esta motivação possa ser acrescida da motivação de servir. A competição impiedosa baseada em interesses egoístas e de horizontes estreitos é terminantemente destrutiva, até mesmo das coisas que busca manter.” ... Continuo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido