Vamos comentar a 1ª fase de O Clone? I


Primeira faseA história começa no ano de 1981. Leônidas Ferraz é um empresário viúvo que tem uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos idênticos: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança entre Lucas e Diogo é a aparência física, pois os dois têm personalidades completamente diferentes.


A bela e romântica muçulmana Jade vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para a cidade de Fez, no Marrocos, para viver com o seu tio Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da governanta Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas. Zoraide inclusive se torna cúmplice de todas as loucuras de amor de Jade, já que ela mesma nunca conseguiu casar.

Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos junto com o padrinho de Diogo, o cientista Albieri, que o ama como se fosse seu próprio filho. Os irmãos conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor. Visitando a casa de Ali, grande amigo de Albieri, Lucas conhece e se apaixona perdidamente por Jade, sendo correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos rigorosamente por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família. Jade se recusa, pois não aceita os costumes e tradições muçulmanas e se dispoõe a fugir de seu país para se casar com Lucas no Rio de Janeiro. Eles passam a viver uma história de amor, encontrando-se às escondidas, em uma relação verdadeira e perigosa, onde o amor prevalece. Eles sempre se encontram nas ruínas do deserto e lá acontece a primeira vez de Jade, já que Lucas promete casamento quando fugirem. Jade é a única que consegue desafiar a fúria do tio Ali, já que todos o temem. Ela não aceita viver num país onde o homem manda, em que a mulher pode morrer por não se casar virgem e tem que viver sob a autoridade de um marido que a família escolhe. No Marrocos, Diogo é apresentado pelo pai a Yvete, descobrindo que ela é a namorada desconhecida de seu pai e imediatamente a reprova, uma vez que seu pai fora traído, pois eles transaram antes de saber um sobre o outro. Yvete não se entrega e cria intrigas para continuar com Leônidas que, após hesitar, decide apoiar a namorada.

Brigado com o pai, ele volta ao Brasil e acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família. Sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas, arrasado e cheio de remorsos, se distancia de Yvete, mas sempre ela o seduzirá e eles viverão entre indas e vindas.

Lucas ainda está no Marrocos e não sabe de nada ainda. Como Latiffa se casou e foi para o Brasil, Jade recebe autorização para ir com ela e Lucas. Chegando de volta ao Rio de Janeiro, Jade e Lucas continuam se encontrando às escondidas e Lucas decide se casar com ela e levá-la para a casa do pai, mesmo sofrendo muito pela morte de Diogo. Seu pai o proíbe de casar e diz que ele tem que terminar a faculdade e que não aceitará uma mulher na casa. Jade, totalmente apaixonada, foge da casa de Latiffa, manda uma carta para o tio Ali dizendo que nunca mais voltará. Desesperado, Lucas vai ao encontro da amada e diz que é impossível eles tomarem qualquer atitude agora, pois Diogo morreu e o pai não a aceita na casa dele. Jade fica em profunda depressão e volta para a casa de Latiffa.

Sem alternativa e com medo de ser expulsa da família por ela ter cometido diversos pecados (segundo as tradições religiosas de sua família) que acabariam com a reputação moral dos familiares, Jade é obrigada a voltar para o Marrocos e aceita a escolha de seu tio Ali, casando-se com Said. Apaixonado por Jade, Said a aceita mesmo após descobrir que ela já não é mais virgem, chegando a fazer um corte em um dedo da mão para simular o sangramento que Jade teria na primeira relação sexual dos dois, a fim de acabar com as suspeitas de Ali. Mas Said entra em fúria e a faz sofrer muito. Mesmo assim, após o casamento, Lucas volta ao Marrocos e eles passam a se encontrar novamente, e eles tentam fugir. Jade passa a ser sensual e provocante com Said, dançando muito para ele e consgeue muitas joias e ouro das mãos dele mas vende tudo para ir embora. Porém Lucas a deixa esperando pela terceira vez. Ele demorou a chegar ao local do encontro e Said mandou a polícia achar Jade, assim ela é levada a força, mas perde seu colar que possuía uma pedra jade, colar que ela carrega desde que nasceu e que salvou a vida dela quando bebê. Ela volta para a casa do marido e fala que perdeu suas joias e ficou desesperada e por isso sumiu. Ele fica desconfiado mas acredita, e ela se desespera pois perdeu sua pedra jade, que lhe dava sorte. Lucas consegue chegar ao local, mas não vê Jade ali. Ele encontra seu colar e leva com ele para o Brasil.

O tempo passa e Jade vê que é impossível fugir, e chega a conclusão que Deus não destinou Lucas a sua vida. Então ela com muita tristeza, liga para Lucas e diz para ele esquecer o amor que tiveram, que tudo foi uma ilusão e que ela ama Said, ele fica muito decepcionado e volta ao Marrocos para ouvir isso dela, e ela, mesmo o amando demais, é dura e insensível e diz muita coisa, que destroi Lucas por dentro. Ele decide voltar ao Brasil e esquecer esse amor, e Jade vai chorar nos braços de Zoraide.

Enquanto isso, Jade sofre muito no casamento, não pode sair de casa, é obrigada a fazer tudo e tratada como empregada. Said é super apaixonado mas sabe que ela não o ama e isso o faz sentir ciúmes e tratá-la com dominação e frieza. Ela quer se divorciar para poder viver no Brasil com as amigas e fazer faculdade. Ela sofre mais ainda quando Said mostra a ela notícias de que Lucas casou e vai ser pai e joga na cara dela que ele é feliz, fato que a deixa bem por ele estar feliz, mas queria que fosse com ela e não com outra. Latiffa sempre a avisa sobre Lucas, pois ela o vê às vezes.

Ela passa a ser uma péssima esposa e dona-de-casa. Ela quer arranjar uma segunda esposa para ele, assim pode pedir para que ele dê o divórcio, mas ele diz que jamais a deixará livre. Ela combina com uma moça, que seduz Said, mas ele descobre o golpe e aí tudo é desfeito. Ela também tem que aguentar as maldades de Nazira, irmã de Said, que sempre a inferniza e a joga contra Said, a tratando muitas vezes como uma escrava da casa.

Ela não vê saída e tenta descobrir a senha do cofre dele. Um dia ele deixa aberto, e ela pega o passaporte e muito ouro e tenta fugir, e Zoraide a ajuda, mas de novo dá errado.

O cientista Albieri, grande amigo de Leônidas e padrinho dos gêmeos, também se abala muito com a morte de Diogo. Em certo dia, quando Lucas vai ao seu laboratório extrair uma pinta, Albieri decide, em segredo, guardar as células dele para cloná-lo e assim "trazer Diogo volta", seu afilhado que amava muito, realizando o maior sonho de sua vida: Ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele guarda as células de Lucas, mas propositalmente elas são usadas para inseminar Deusa, uma mulher que sonha em ser mãe. Acreditando ter feito uma inseminação artificial comum, Deusa dá a luz ao filho, sem saber que é um clone de Lucas, um outro rapaz. Deusa também não sabe que Léo não é seu filho biológico.

Inicialmente, Albieri fica horrorizado com o acaso, mas depois afeiçoa-se enormemente ao filho de Deusa, chamado Léo, tornando-se padrinho dele também e melhor amigo de Deusa. Sua obsessão pelo garoto assusta Deusa, que decide ir embora com o filho de volta para a sua cidade, Belém do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido