O Islanismo, O Cristianismo e o Judaismo


O islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá. Essa religião foi criada pelo profeta Maomé no século VII. Segundo a fé islâmica, por intermédio do anjo Gabriel, Alá (Deus) revelou-se a Maomé, a quem transmitiu os ensinamentos do Islã, que estão contidos no Livro Sagrado dos muçulmanos. Sabe-se que Maomé participou de inúmeras caravanas de comércio pela região do Oriente Médio, o que lhe permitiu entrar em contato com as religiões judaica e cristã.

Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão. A Suna é um complemento do Corão, no qual se estabelecem os usos e costumes fundamentados nos preceitos de Maomé.
Foi fundada na região da atual Arábia Saudita. Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. Aceitam Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta. Dão esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados. Fazem a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possuam recursos. Realizam diariamente suas orações. Jejuam no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão. Atualmente, grupos fundamentalistas islâmicos referem-se à guerra santa islâmica como djihad (luta), palavra que pode ser interpretada como luta contra os infiéis. Entretanto para a maioria dos muçulmanos djihad é a luta interna, empreendida contra o mal dentro do indivíduo. Segundo Mantran:

"A guerra santa (djihad) não fazia parte dos cincos princípios essenciais do dogma. Representava meramente uma obrigação ocasional.
O cristianismo,no século I, nasceu Jesus, em Belém. Em torno desse nascimento criou-se a esperança da chegada do Salvador, do Messias. Na Palestina Jesus teria pregado que era o Filho de Deus encarnado na forma humana: o Cristo enviado ao mundo terreno para expiar os pecados humanos e assegurar a salvação de todas as almas para o Reino de Deus, alcançando a vida eterna após o Juízo Final. Conseguiriam o prometido os cristãos que seguissem os ensinamentos de Jesus Cristo contidos no Livro Sagrado dos cristãos, a Bíblia, e que obedecessem aos Dez Mandamentos de Deus, contidos nas tábuas da Lei de Moisés.
O judaísmo é a mais antiga das religiões monoteístas citadas. O judaísmo ultrapassa a esfera religiosa e também pode ser entendido como uma tradição cultural. Ser judeu significa ser descendente dos antigos profetas bíblicos Abraão e Moisés.
A crença judaica baseia-se nas escrituras da Bíblia hebraica, composta por cinco livros, entre eles o Livro de Moisés e o Torá. Além de descrever a criação do mundo, esses escritos tratam da fundação de Israel e das leis divinas, ambas resultantes da aliança estabelecida entre Deus e Abraão e completada por Moisés através das Tábuas da Lei.
Em troca da devoção e obediência às leis de Deus, os judeus contariam com a benção e a proteção divinas, sendo, por isso, considerados o povo escolhido. Essa aliança também promete um lar para os judeus na Terra Santa.
Jerusalém é a cidade sagrada de três religiões: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Para cada uma delas, Jerusalém era o palco de importantes acontecimentos que estabeleciam o vínculo entre deus e o homem.

Comentários

  1. jesus cristo e o caminho a verdade e a vida , ninguem vai ao pai se nao for por ele

    ResponderExcluir
  2. qual e importancia da cidade de jerusalen para judaismo

    ResponderExcluir
  3. Fala serio mano que chato esse blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos comentar a 2ª fase de O Clone? II

′′ A obsolescência do homem ′′ 1956 ′′

Entrevista com William Netto Candido